7 Vantagens do Montanhismo Ultraleve

O montanhismo do tipo ultraleve está relacionado com o peso base da mochila, normalmente pesos inferiores a 4,5 kg caracterizam essa categoria em climas de 3 estações e sem muita neve. Assista o vídeo do canal para melhor entender essa classificação.


A importância de ir leve cresce exponencialmente com as distância a serem percorridas, o tempo de trilha e a condição de cada pessoa. Alguns acham que mochila leve é besteira e que apenas treinar a forma física na cidade é o suficiente. Entretanto, a realidade das pessoas nem sempre é a mesma. Alguém muito ocupado profissionalmente, com família e sem tempo, alguém com alguma lesão antiga, como é o caso da minha esposa que possui condromalácea nos joelhos, alguém com alguma deficiência ou pessoas com pouco tempo disponível para férias que querem percorrer distâncias maiores, acharão uma mochila ultraleve uma benção. Mas os benefícios da mochila ultraleve não se limitam somente a esses casos. Reduzir o peso aumenta a performance de todos, da pessoa mais sedentária ao cara super atleta, como será apresentado a seguir.


Se você tem um perfil de pessoa saudável e em grande forma física que costuma fazer trilha de pouca distância e tempo para estabelecer acampamentos por longos períodos de tempo para apreciar o ambiente parado na beira de um rio ou topo de montanha, você não tem o perfil de pessoa que deve buscar reduzir o peso da mochila a todo custo. Apenas se preocupe com isso quando as distâncias forem longas. A seguir serão apresentadas 7 vantagens que o montanhismo ultraleve oferece:


CONFORTO: Esse é o ponto de maior confusão, as pessoas acham que mochila leve significa abrir mão do conforto, muito pelo contrário, a mochila leve é que te deixará mais confortável nas horas que você estará andando pelas montanhas. Você não precisar deixar nenhum item de acampamento que te dá conforto em casa, basta comprar e carregar os item corretos. Ter um mochila leve também dará mais margem para você levar alguma bebida ou comida mais saborosa. Outro erro comum é achar que ir ultraleve é comer mal, muito pelo contrário, estando leve você poderá levar o que quiser. Lembre que o peso da comida não é contabilizado como peso base.


DISTÂNCIA: No Brasil a temporada de montanhismo é no inverno e isso faz com que os dias sejam mais curtos. Esse fator pesa bastante para quem quer fazer distâncias maiores. A redução do peso permite que a velocidade no passo seja maior, principalmente nas subidas, ajudando a aumentar a quilometragem do dia. Você poderá fazer quilometragens muito maiores com o mesmo esforço ou até com menos esforço do que o que você faria com uma mochila de 20 kg.


PAISAGEM: Andar sobrecarregado ou cansado faz com que você olhe mais para os seus pés do que para a paisagem ao redor. Andar leve fará você olhar mais para o seu entorno, acredite. Estar leve também permitirá que você possa acessar locais mais remotos e menos lotados, permitindo experimentar mais isolamento.


SEGURANÇA: Você terá maior flexibilidade para escapar de situações de tempo adverso, ou seja, mudar o local de acampamento ou até mesmo descer de partes altas do terreno, pois sua mobilidade e velocidade costumam ser maiores com uma mochila leve.


MEIO AMBIENTE: Muitos montanhistas ultraleves, livres das limitações de distâncias curtas e acampamentos pré estabelecidos usam suas habilidades para encontrar melhores locais para acampar, pontos de acampamentos muito populosos causam enormes impactos ambientais. Além disso, estar leve faz com que você não precise acampar próximo a pontos de água como a maioria das pessoas faz, basta carregar mais água nos últimos quilômetros a serem percorridos, ajudando a evitar aglomerações de barracas próximas a pontos de água.


LESÕES: Seja gentil com os seus músculos, tendões e ligamentos, especialmente para quem já tem alguma pré disposição para lesões ou está se recuperando. Contudo, mesmo quem é saudável reduzirá problemas futuros ocasionados por uma mochila super carregada, os joelhos costumam ser os locais mais vulneráveis.


CABEÇA: Chegar em pesos base ultraleves necessitará que você aprimore técnicas, se você está levando barracas ultraleves, precisará estar mais atento ao terreno e clima para não ser pego de surpresa, esse planejamento se inicia antes mesmo de ir para a montanha, onde você irá fazer todo o planejamento de acordo com as condições do local. Manter a cabeça ativa estudando e lendo é fundamente para uma vida longa e saudável, faça isso com o seu esporte, pesquise sobre tecnologias, técnicas, equipamentos, isso te fará bem.


Todas essas 7 vantagens estão apresentadas no vídeo do canal tratando sobre este tema:


















22 visualizações

© 2020 por Graxaim Congelado.