Barraca Lanshan (3F UL Gear) - Entenda uma importante diferença entre os modelos

Atualizado: Jul 7

Antes de avançarmos no conteúdo do artigo, é importante ressaltar que essa não é uma publicação paga. Não existem interesses comerciais sobre o produto mencionado aqui. O objetivo é apenas educar e transmitir informação no tema.


Todo mundo já deve ter ouvido falar ou visto em alguma montanha a barraca conhecida como Lanshan da marca 3F UL Gear. Devido as variações de modelos dessa barraca, muita gente faz confusão. Esse artigo busca esclarecer uma importante diferença entre os modelos dessa opção de barraca que é a mais popular entre as opções baratas ultraleves.


Barraca Lanshan da marca chinesa 3F UL Gear


A barraca é fornecida nas configurações para 1 e 2 pessoas. Ela não é autoportante e usa bastões de caminhada na estrutura. Você tem a opção de comprar (também no Aliexpress) varetas de fibra de carbono para substituir os bastões de caminhada (isso irá aumentar em cerca de 150g o peso total). Para melhor entender onde essa barraca está classificada em relação as opções do mercado, assista o vídeo do canal Graxaim Congelado sobre barracas para Montanhismo. Antes de falarmos do principal ponto desse artigo, primeiro precisamos esclarecer a configuração dos dois modelos oferecidos: "Lanshan" e "Lanshan Pro".


Vídeo sobre barracas de trekking no canal Graxaim Congelado


Lanshan: Essa versão é a mais popular e possui parede dupla, ou seja, possui uma lona externa e um compartimento interno, a vantagem dessa configuração é poder desmontar toda a parte interna e guardar tudo na mochila antes de tirar a lona externa que estará molhada. Excelente opção para lidar com chuva em regiões úmidas. Esse modelo tem um peso total aproximado de 1150g para a versão de 2 pessoas e 930g para a versão de 1 pessoa.


Lanshan Pro: Essa é a versão nova da barraca, possui parede simples nos painéis principais e parede dupla nas laterais (portas de entrada). Toda a barraca é construída em um único compartimento. Diferentemente da versão normal, essa barraca ao ser guardada não poderá ser separada em duas partes. Isso será um problema em dias consecutivos com chuva, onde você provavelmente irá guarda a barraca molhada e não terá a oportunidade de secar em algum momento do dia. É importante entender essa desvantagem da parede simples, em alguns momentos alguma concessão de conforto deverá ser feita ao usar essa barraca. A construção da Lanshan Pro com menos materiais deixa essa barraca mais leve, com peso de 915g para a versão de 2 pessoas e 690g para a versão de 1 pessoa.


Essas diferenças entre os modelos costumam ser facilmente percebidas na descrição dessas barracas pelos vendedores. Para ter mais noção dessas diferenças por fotos acesse os anúncios no Aliexpress. Esse artigo se propõe a avaliar mais profundamente um outro detalhe pouco claro sobre essas excelentes opções do mercado: a frequente dúvida relacionada ao selamento dessa barraca (impermeabilidade). Pode parecer estranho comprar uma barraca que não é impermeável, afinal, é justamente isso que estamos buscando ao comprar uma barraca. Então, a seguir eu irei explicar um pouco melhor esse tema. Para que você entenda de maneira mais clara é importante assistir o vídeo do canal que trata dos materiais costuráveis dos equipamentos para montanhismo.


Vídeo sobre os materiais costuráveis dos equipamentos


Inicialmente precisamos entender as diferenças entre os tecidos usados na construção da lona externa dessas barracas. A "Lanshan" usa tecido de nylon 15D com tratamento de silicone no lado externo (single-sided coated silicon fabric) e um filme de poliuretano na parte interna do tecido. Já a "Lanshan Pro" usa tecido de nylon 20D com tratamento de silicone nos dois lados (double-sided coated silicon fabric). A imagem abaixo mostra as diferenças nas construções dos tecidos, observe bem a diferença entre elas. Aqui é importante destacar que os dois tecidos são altamente impermeáveis, e você não terá problemas de passagem de água por esses tecidos. O problema da impermeabilidade de barracas é relacionado ao selamento das costuras, que será abordado na sequência.


Construção dos tecidos usados nos dois modelos (Lanshan e Lanshan Pro)


A grande diferença entre esses dois tecidos é a forma como ocorre o selamento. A "Lanshan" possui poliuretano na parte interna, isso facilita a colagem de fitas termo seladoras para fazer o selamento total, esse é o processo encontrado na grande maioria das barracas, basta aplicar calor nessa fita e a barraca estará selada. Já a "Lanshan Pro" não pode ser submetida a esse procedimento pois possui silicone impregnado nos dois lados do tecido, essa termo colagem de fita seladora não funciona. A escolha da marca em usar tecidos com silicone nos dois lados do tecido está relacionada com a maior resistência e impermeabilidade desse tecido (mais tecnológico), essa também é uma escolha para deixar a barraca mais leve. Dessa forma, a "Lanshan Pro" é uma barraca que usa tecidos altamente tecnológicos vendida no Aliexpress mas que não vem selada de fábrica, diferentemente da "Lanshan", que já chega selada de fábrica. E aqui começam os problemas...


Essa prática de não selar barracas em silicone impregnado dos dois lados é bastante comum, marcas consagradas no mercado como a Black Diamond e a Tarptent também não selam as suas barracas vendidas nesse material, principalmente porque a barraca precisa estar montada e tensionada para que os resultados sejam satisfatórios, isso é bastante complicado no ambiente de produção da fábrica e os custos aumentariam consideravelmente o processo de fabricação. A minha barraca antiga era a Betalight da marca Black Diamond (peso aproximado de 600g) que usa o mesmo material da "Lanshan Pro" e eu precisei fazer o selamento das costuras em casa, como mostro na foto abaixo.


Selamento feito em casa de uma barraca que usa tecido com silicone impregnado


Para você selar essa barraca, precisará comprar o produto selador. Esse produto (pra variar..) não é vendido no Brasil, o mais popular é o Seam Grip SIL Silicone Tent Sealant da marca Gear Aid. Você precisará importar esse produto, e aqui temos mais um problema, pois esse produto é inflamável e não é enviado internacionalmente pelas lojas (algumas mais desatentas enviam). A solução que muitos estão encontrando é comprar esse selador e enviar para o Brasil via redirecionadores de encomendas como o Shipito ou Shopfans, muita gente tem relatado sucesso nessa alternativa. Mas existe outra solução tupiniquim adaptada que é fabricar o seu próprio selador usando produtos existentes no Brasil. A renomada marca norte-americana Tarptent publicou um vídeo mostrando como produzir artesanalmente esse selador (vídeo abaixo).


Selador para barracas com silicone impregnado feito em casa


Se você achou esse conteúdo interessante e as informações contribuíram, considere acessar mais conteúdos no site e lembre de se inscrever no canal do youtube.

428 visualizações

© 2020 por Graxaim Congelado.