Entenda o que é o Peso Base

Uma mochila adequada de trekking contempla os itens mínimos e essenciais para te manter seguro durante diversos dias de trilha. É um equívoco achar que equipamentos leves possam comprometer sua segurança, ou que são somente para pessoa experientes, muito pelo contrário, uma mochila leve te trará mais segurança, pois reduzirá a fadiga e as chances de surgirem problemas nos joelhos, tendões, ligamentos ou nas costas, além disso, permitirá que você consiga seguir seu planejamento sem precisar aumentar o tempo de permanência por atrasos. Para melhor entender as vantagens do montanhismo ultraleve, assista esse vídeo.



No mundo do trekking, são utilizadas classificações que definem o tipo de mochila de acordo com o peso. Para entender, primeiramente é necessário saber o que é “peso base”. Ele representa o peso total da mochila sem considerar os itens consumíveis, ou seja, a comida, o gás, e a água. O peso base contabiliza somente o que vai dentro da mochila e não varia durante a trilha. Lembre que até mesmo as garrafas de água vazias devem fazer parte do peso base, pois diferentemente da água, não são consumidos. Além disso, o peso da própria mochila vazia também faz parte do peso base. Dessa forma, o peso total de sua mochila será o peso base mais os itens consumíveis.


Nesse ponto é importante saber que algumas roupas não são contabilizadas como peso base, pois estarão sendo vestidas na trilha. Esses itens acabam variando de acordo com o clima, então, considera-se roupa de corpo todo o vestuário que estará sendo usado na maior parte do dia em um clima estável (sem considerar a jaqueta de chuva e jaqueta de pluma, por exemplo).


As faixas de peso base que definem os tipos de trekking estão apresentadas na tabela a seguir.

Mas não se engane, a definição de trekking é a mesma para todas essas faixas, que é se deslocar por trilhas de mais de um dia de maneira auto-suficiente. A única diferença nessa classificação é o peso da mochila na qual você faz isso. Não pense que você estará fazendo uma atividade diferentes por ter a mochila mais leve ou mais pesada.


Se seu peso base está se aproximando dos 9 kg, quer dizer que você está próximo de abandonar o desgastante e desconfortável trekking tradicional para entrar no mundo do trekking light, se seu peso base está muito acima disso, como 13, 14 ou 15 kg, você está cometendo erros graves na escolha do equipamentos. Quando você entrar no trekking light, sem dúvida sentirá a melhora na trilha, acredite. A partir disso, quanto mais você se aproximar do valor de 4,5 kg, mais perto do trekking ultralight você estará, e acreditem, é possível chegar nesse peso sem abrir mão do conforto e segurança e sem gastar uma fortuna.


Reduzir o peso da mochila não é só sobre gastar mais dinheiro, pois existem muitos equipamentos leves e baratos no mercado, mas sim entender sobre o que é essencial. Porém, cuidado, existe um tipo de trekking que é classificado de “stupid light”, que é reduzir o peso da mochila com equipamentos suspeitos ou abrindo mão de itens essenciais para seu conforto e segurança só para reduzir peso, não cometa esse erro.

Essa classificação ajuda você a entender quão pesada sua mochila é, entretanto, apresenta limitações: 1) Desconsidera o clima (trilha em ambientes extremos e em locais com neve precisarão de equipamentos específicos), então essa classificação não será adequada. 2) Outra diferença é sobre a estação do ano, em climas mais quentes será muito mais fácil se aproximar desses valores apresentados.


A melhor forma de controlar seu equipamento é por meio de algum tipo de planilha. Eu uso (e recomendo) o site lighterpack.com. Esse site permite você classificar seu equipamento em categorias, isso facilita a visualização dos pontos em que seu equipamento pode reduzir o peso, isso irá aprimorar suas habilidades no entendimento do que é essencial e deixará mais fácil encontrar os equívocos, itens duplicados e desnecessários. Para entender melhor onde você pode melhorar a sua lista, assista os vídeos do canal Graxaim Congelado, lá são apresentadas dicas interessantes para reduzir o peso da sua mochila.


E então, qual o seu peso base? Comente!!



47 visualizações

© 2020 por Graxaim Congelado.