Kit Reparo Ultraleve

Atualizado: Jun 6

Ficar na mão em algum local remoto devido a alguma falha de equipamento é o pesadelo dos montanhistas. Mas... nem sempre temos o controle sobre isso, devido ao uso intenso, alguns equipamentos podem vir a falhar. A variedade de problemas são enormes e devem ser previstas com base na experiência do montanhista e conhecimento dos materiais dos equipamentos. Cada kit reparo deve ser pessoal e específico para um determinado conjunto de equipamentos.


Entender do que os materiais são feitos é primordial para a construção de um kit reparo funcional que poderá te tirar de uma furada. Para melhor entender esses materiais, o canal Graxaim Congelado apresenta uma série de três vídeos resumidos explicando esse materiais, acesse clicando aqui.


A seguir estão listadas algumas das muitas situações na qual um equipamento pode falhar e te botar em algum perigo:


  • Isolante inflável furado. Em temperaturas negativas, a falha desse equipamento pode te colocar em risco devido a possibilidade de hipotermia.

  • Barraca com vazamento. Um furo não identificado cedo na barraca pode acarretar em grandes riscos, molhando um saco de pluma de ganso, por exemplo.

  • Óculos quebrado. Se você estiver em um local com neve, isso poderá acarretar em cegueira, e consequentemente, risco de vida.

  • Garrafa de água furada. Perder a capacidade de armazenar água pode acarretar em risco de desidratação.

  • Sola de calçado descolado. Pode te deixar em uma situação complicada em um local remoto.

Para te ajudar a construir um kit reparo contendo itens essenciais, eu vou apresentar a seguir o kit que eu carrego (apresentado também no vídeo do youtube abaixo), sempre lembre que esse kit foi montado para os meus equipamentos. Você deverá adaptar o seu de acordo com os seus equipamentos.



Cola Super Bonder: Esse item pode ser usado para conserto em peças plásticas (óculos de sol e bastão de caminhada, por exemplo). Apoio para colar uma sola de calçado. Interromper vazamento em um isolante inflável. Também apresenta uso médico (ajuda a fechar algum machucado), entretanto, só faça isso se tiver conhecimento médico sobre o procedimento (existe um tipo de cola que permite esse tipo de uso, pesquise!).

Fita de Cuben Fiber: A minha barraca, mochila e saco estanque (usado para proteger o meu sistema de dormir) são feitos em Cuben Fiber. Esse material, quando rompido, pode ser consertado usando uma fita do mesmo material, a aderência da fita no Cuben Fiber é excelente e os reparos em campo acabam sendo permanentes. As barracas em Cuben Fiber usam essa mesma fita para selar as costuras em fábrica.

Adesivo de Nylon: Adesivo de excelente aderência para ser usado em materiais que são exposto a maior contato com o ambiente, como a jaqueta de chuva, calça impermeável e parte externa da mochila. Você pode usar uma fita tape como reparo provisório alternativo. Esse adesivo é usado para reparo definitivo em campo.

Adesivo Transparente: Esse adesivo possui aderência elevada e é usado para reparos permanentes nos equipamentos. Pode ser usada na parte interna de uma jaqueta de chuva. Jaqueta de pluma. Pode ser combinada com a cola para fazer um reparo definitivo no isolante inflável. Também pode ser usado para arruma um rasgo feito em saco de dormir (a imagem abaixo mostra um reparo permanente que eu fiz em casa, após ter usado fita tape na expedição).

Imagem: Reparo permanente em um saco de dormir.


Cola Seladora: Essa cola é usada para reparo do meu isolante inflável (Therm a Rest Neoair Xlite), ela é combinada com a fita adesiva transparente apresentada no item anterior. Na ausência desse item, é possível usar a "Cola Super Bonder" como alternativa. Outra alternativa a essa é usar um produto como o SeamGrip + WP para selar o furo.

Fita Silver Tape: Esse é item obrigatório no montanhismo, pode servir para arrumar qualquer tipo de equipamento, seja provisório ou definitivo. Muita gente leva enrolado no bastão de caminhada, entretanto, não vejo sentido para isso, pois fica exposto as intempéries e pode prejudicar a eficiência da cola. Esse item irá te salvar quando a sola do sapato soltar (use combinado com uma meia sobre o calçado). Permite fazer improvisos, e tudo mais o que se possa imaginar. Pau pra toda obra. Esse item pode servir como alternativa a alguns dos itens mostrados anteriormente (Adesivo de nylon..Adesivo transparente...), entretanto, essa fita perde a cola com maior facilidade quando submetido a umidade. Será sua escolha optar por um reparo mais definitivo, ou mais provisório.

Agulha e Linha: A agulha e a linha servirão para costurar uma roupa ou mochila rasgada. Combine a costura com uma cola como a SeamGrip + WP para ter um reparo bastante resistente em roupas, caso contrário, pode ser usado juntamente com a fita tape.

Saco Ziploc: Para carregar tudo isso, nada melhor que o bom e velho saco ziploc.


Esse kit completo pesa 23 gramas é o que eu carrego atualmente (imagem abaixo). Estou esquecendo de algo? Alguma sugestão? Comente! Adoro ouvir experiências e conhecimentos novos para atualizar minhas listas e kits.

Imagem: Kit Reparo que eu carrego atualmente

70 visualizações

© 2020 por Graxaim Congelado.