Review: Aegismax Windhard Tiny

Atualizado: Jun 6

Essa postagem aborda as características do saco de dormir ultraleve Aegismax Windhard Tiny. Uma opção barata de saco em formato Quilt. Estou com esse saco a pouco tempo e já usei em algumas noites frias no sul do Brasil. Ao final do review irei indicar as temperatura na qual esse quilt funciona para mim. Lembrem que cada pessoa tem seu próprio metabolismo, e o que funciona pra mim, pode não funcionar (ou ser necessário) para você. Esse review também foi publicado na forma de vídeo, conforme mostrado abaixo.



O meu último saco de dormir para temperaturas acima de 0 graus foi o modelo Quark 30 da marca Marmot (tamanho long), apesar de ter temperatura limite de -2 graus, em qualquer temperatura negativa eu passava frio. Eu costumava me sentir confortável em temperaturas acima de 2 graus quando vestindo apenas uma segunda pele, que é um valor próximo a temperatura de conforto desse saco. Devido a minha baixa massa muscular e metabolismo, normalmente eu preciso me basear pela temperatura de conforto para definir o saco (quando vestindo apenas uma segunda pele).


O peso desse saco de dormir sem o saco de armazenamento era de 780g. O saco possuia uma configuração híbrida, ou seja, base sintética e todo o restante com pluma. O total de plumas de ganso hidrofóbicas no saco era de 325g com fill power de 850. O saco era bom e de qualidade, porém, não era a melhor opção para temperaturas nessa faixa e não era tão leve para a sua temperatura como poderia ser (a imagem abaixo apresenta detalhes técnicos do meu antigo saco para temperaturas positivas).


Especificações do saco de dormir Quark 30 (meu antigo saco)


Para reduzir o peso deste item na minha mochila, a alternativa boa e barata que eu busquei foi o saco chinês Aegismax Windhard Tiny (figura abaixo), esse é um saco de pluma de ganso vendido no aliexpress no formato quilt. O saco pesa 432g (sem o saco de armazenamento) e possui preenchimendo com 290g de pluma de ganso de 850 de fill power, esse quilt é construído com tecido de 10 denier na parte interna e externa.


Saco de dormir do tipo quilt Aegismax Windhard Tiny


O Windhard Tiny tem 35g de pluma a menos que o meu antigo saco, mas considerando a configuração de ambos, é provável que o windhard tenha temperatura próxima por ter quase toda a pluma localizada em sua parte parte superior, não ter capuz e ser 10 cm mais curto. Esse saco, quando combinado com um bom isolante e algumas roupas, fornece um exelente sistema para aguentar temperaturas próximas a zero graus. O conceito de sistema de domir será abordado em uma postagem futura usando este quilt como exemplo, acesse o canal do youtube e se inscreva para receber notificação quando este for publicado.


Em relatos que eu vi na internet foi mostrado que a lavagem desse saco com produtos de limpeza de pluma aumentaram a qualidade e expansão dessa pluma. O quilt foi lavado a mão com muito cuidado em um tanque e com o produto que lava a pluma e insere repelência no tecido. Tenha muito cuidado ao manusear esse saco molhado, pois a pluma fica muito pesada e poderá danificar as costuras ou tecido que são muito delicados. Repita o processo duas vezes para garantir o resultado. Depois de lavar, tente tirar o máximo possível de água, sempre com cuidado, e deixe secar ao natural em um local quente. Um dia quente inteiro é a melhor opção. Aos poucos o sol e o calor irão secar as plumas, vá separando os aglomerados de pluma com as mãos para auxiliar na secagem. Exite uma recomendação padrão para secar os sacos em máquinas de secar usando bolas de tênis. Entretanto, tecidos muito finos e com acabamento simples como esse podem ser danificados nessas máquinas, pois o saco fica muito pesado quando molhado. Você até poderá usar uma máquina para finalizar a secagem, mas só faça isso quando ele já estiver mais leve e em processo mais avançado de secagem.


Saco de dormir de pluma em processo de secagem ao sol


Como a pluma deste saco não é hidrofóbica de fábrica, a repelência a água acaba sendo menor do que no meu saco anterior, como a maioria das minhas trilhas ocorre em locais úmidos, eu ainda pretendo usar um produto específico no futuro para tratar essa pluma, deixando-a hidrofóbica.

Esse saco chegou da china comprimido na embalagem (um mês), após ficar um dia inteiro aberto a pluma atingiu uma espessura entre 4 e 4,5cm. A após a lavagem e secagem completa, foi possível observar a já esperada melhora do saco, com valores entre 5 e 5,5cm de espessura. Essa melhora de 1cm na espessura acrescenta muito ao potencial desse saco. Sendo altamente recomendável caso você seja convencido por esse review a comprar esse saco.

Vantagens e Desvantagens


Bom, a seguir eu vou elencar algumas vantagens e desvantagens que eu observei nesse quilt. Começando pelas Vantagens:


1) A primeira e principal vantagem desse quilt é o preço. Achar um saco de dormir dessa qualidade, peso e preço é raro, o meu custou 530 reais. Além desse gasto, eu ainda tive um gasto de 50 reais no tratamento da pluma, que é o custo de metade do produto utilizado. Totalizando um valor inferior a 600 reais. Isso é metade do valor na qual eu vendi o meu saco citado no início desse vídeo.


2) A segunda vantagem é o peso, 432g para um saco que pode atingir temperaturas próximas a zero graus é difícil de encontrar nesse preço. Mas fique atendo que para atingir essas temperaturas você precisará estar usando algumas roupas. Usando somente uma segunda pele esse saco suportou com conforto 6°C (meu metabolismo).


Peso do quilt Windhard Tiny (432g) mais o saco estanque adquirido separadamente


3) A terceira vantagem é o desing, o saco é similar ao famoso quilt Revelation 30 (mas sem câmaras), é versátil e pode ser usado como cobertor aberto ou todo fechado como um quilt, abrangendo uma elevada faixa de temperaturas. Ainda pode ser usado como um casaco em acampamentos, só não espere fazer amigos enquanto estiver vestindo isso.


O saco por ser todo aberto e usado como cobertor para temperatura mais altas


4) Outra vantagem é a pluma de 850 de fill power, esse valor é alto e permite que a espessura do quilt seja de até 5,5cm após a lavagem. A Aegismax não é muito clara em relação a qual norma esta se referindo ao indicar o valor de 850 de fill power. Então, neste review, considerou-se que é a Americana.


A lavagem aumentou em 1cm a espessura do quilt


5) A última vantagem é que o acabamento do saco é bom, não existem costuras tortas e nem pontos frágeis. Eu fiquei bastante surpreso com a qualidade desse quilt. A única fragilidade é o próprio tecido de 10D, mas esso é uma característica de todos os sacos ultraleves. Saiba disso antes de comprar, esse tipo de tecido precisa ser tratado com cuidado.


Bom, em relação as desvantagens é importante citar as seguintes:


1) É fundamental começar citando a principal delas: o quilt possui costuras que atravessam, ou seja, não possui camâras (baffles), isso reduz a eficiência do isolamento. Contudo, também permite que a construção seja mais simples e deixe o saco mais leve. O uso de câmaras é fundamental em temperaturas negativas, para as temperaturas na qual esse saco foi projetado, que são acima de zero graus, a não existencia de câmaras não acarreta em tantos prejuizos.


Costuras que atravessam o tecido são menos eficientes no isolamento


2) Outra desvantagem é que você precisará lavar e tratar a pluma para melhorar a eficiência quando comprar. A lavagem mostrou uma melhor de 1cm na espessura do quilt. Além disso, considere aplicar a repelência com produtos adequados, apesar de a pluma ter repelência natural a água, é sempre mais seguro se garantir. O Brasil é um país bastante úmido.


3) Outra desvantagem é que você precisará esperar em torno de 1 mês para chegar da china. Esse saco é vendido no Aliexpress por diversas lojas. O meu chegou sem ser taxado, considere o risco de ser taxado ao comprar, o valor padrão costuma ser de 60% do valor do produto.


4) Outro ponto negativo é que o tecido é muito fino, isso faz com que as vezes algumas penas (feather) passem pelo tecido, os sacos de dormir nesse material nunca conseguem atingir 100% de pluma (down). Quando isso acontecer, não puxe ela para fora, com cuidado puxe ela de volta pro interior do saco. Mesmo que o saco perca algumas plumas, esse volume é irrelevante no total que o saco possui, não alterando seu desempenho. Alguns sacos de maior qualidade usam tecidos que são a prova de vazamento de pluma, não é o caso desse.


5) Outro ponto negativo está relacionado com alguns pontos frios que acarretam em perda de calor nesse saco, como no zipper frontal, por exemplo. A existência desse zipper não contribui para a eficiência do isolamento.

6) Outro ponto negativo é que o formato do pé não é ergonômico, como costuma ocorrer nos sacos mais caros. Entretanto, eu não tive nenhuma problema em relação a isso. É um detalhe que pode ser deixado de lado para baratear o produto sem maiores prejuízos.

Conclusão e Comparação


Então, uma vez que as vantagens e desvantagens foram apresentadas e para mostrar porque esse saco possui bom custo benefício, foi feita uma comparação com o saco da Sea to Summit Spark II, que é encontrado no mercado nacional. O resumo das informações das especificações estão apresentadas na imagem abaixo.


Comparação de especificações entre o Windhard Tiny e o Spark II


Em relação ao peso final, o modelo Tiny é 73g mais leve. Quando a gente olha a quantidade e qualidade de pluma nos sacos vemos que ambos são parecidos, ambos com pluma de fill power 850 (se as informações da Aegismax forem corretas). O motivo do peso maior do saco spark está relacionado principalmente com a sua configuração, pois possui capuz, parte inferior e zipper completo, enquanto que o quilt Tiny possui toda a sua pluma na parte superior. Outra diferença importante é sobre o tratamento hidrofóbico, o modelo Tiny precisará receber esse tratamento por você. Quando a gente olha para as temperaturas de conforto indicadas, vemos que o modelo Tiny indica o valor de 7 graus e o modelo Spark II o valor de 4 graus, isso indica que o saco Tiny possa estar um pouco subestimado em sua eficiência (ou não...), pois como a pluma deste quilt esta toda na parte de cima, pode ser possível atingir temperaturas mais baixas usando um bom sistema de dormir. Ambos possuem tecido de 10D na parte interna, mas o Spark II possui um tecido mais fino de 7D na parte externa. Um ponto que deve ser considerado na comparação é o formato dos compartimentos, enquanto o modelo Spark II possui câmara (baffles) na metade superior e costuras que atravessam o saco na parte inferior, o modelo Tiny possui costuras que atravessam o quilt em toda sua construção, nisso você deve estar bem ciente ao comprar esse saco, pois esse tipo de costura reduz a eficiência do isolamento. Mas o principal ponto que motivou essa comparação e que mostra como esse saco chinê é excelente, é o preço, o saco Tiny é aproximadamente 4 vezes mais barato que essa opção encontrada no Brasil, permitindo que você possa ter equipamentos ultraleves sem precisar gastar uma fortuna.


Minha experiência com o Quilt Windhard


Bom, quanto ao desempenho desse saco em temperaturas baixas, eu já tenho alguns usos. Dormi confortável em temperaturas mínimas de 6°C usando somente calça e camisa segunda pele, toca e meia merino (ambiente sem vento e com 94% de úmidade). Já em temperaturas mínimas de 4°C eu precisei vestir minha jaqueta de pluma (Marmot Quasar) no meio da madrugada, nessa temperatura eu senti um pouco de frio nas canelas após ter vestido a jaqueta, apesar de a jaqueta ter sido acima do necessário. Portanto, as minha primeira impressões indicam que para esse saco ser usado em temperaturas próximas a 0°C, você deverá estar vestindo uma jaqueta e algo a mais nas pernas (talvez a sua calça de chuva, pluma ou uma segunda pele mais grossa). Mais detalhes sobre o desempenho desse quilt serão acrescentados aqui (edição posterior a essa postagem) conforme eu for conhecendo melhor esse quilt.


Se você leu até aqui, considere se inscrever no canal do youtube e apoie este canal independente. Cerca de 60% do público não é inscrito no canal. Além disso, considere curtir os vídeos quando eles forem lançados, isso ajuda a impulsionar o canal. Obrigado!




104 visualizações2 comentários

© 2020 por Graxaim Congelado.